Pirelli divulga Plano Industrial e prevê liderança no setor High Value Specialties em 2025

08/04/2021

O Conselho de Administração da Pirelli & C. aprovou os resultados consolidados de 2020 e o Plano Industrial 2021-2022 | 2025, que foi apresentado à comunidade financeira pelo Vice-Presidente Executivo e CEO, Marco Tronchetti Provera, e pela Alta Administração. O anúncio ocorreu em Milão no último 1º de abril.

A emergência desencadeada pela Covid-19 viu a empresa responder à crise de forma unificada, graças também à experiência adquirida na China desde o início da pandemia, acelerando o processamento de dados, aumentando o uso da virtualização e focando ainda mais na sustentabilidade, no centro da gestão do capital humano, no ciclo de vida do produto e na cadeia de abastecimento.

A seguir, alguns dos principais pontos do Plano.

Cenário

O Plano Industrial Pirelli 2021-2022 | 25 inclui duas fases distintas no nível macroeconômico:

2021-2022: fase caracterizada por uma recuperação substancial do PIB global (com uma taxa média anual igual a +4,6%, impulsionada pela China com +6,6% e EUA com +4,9%), atrelada à campanha de vacinação. Espera-se uma valorização geral do euro, em particular em relação ao dólar;

2023-2025: fase de estabilização do crescimento (com taxa média anual global de 3,1% esperada no período, novamente impulsionada pela China com +5,3%) e do mercado de câmbio.

Consumo high-end em 2025

O Plano Industrial da Pirelli aponta que a nível demográfico, em 2025 haverá mais de 500 milhões de consumidores “high-end” com prioridades redefinidas pela Covid-19, mais focados em bem-estar e segurança, impacto ambiental, economia digital e procura de serviços cada vez mais online, com reflexos nos métodos de compra também no setor de pneus.

Milhas percorridas em 2025

Quanto ao nível da mobilidade, após queda em 2020, o Plano prevê que o total de “milhas percorridas” a nível global crescerá rapidamente para atingir cerca de 11,8 trilhões de milhas em 2025.

Isso destacará duas tendências: uma preferência pronunciada pós-Covid pelo uso de carros particulares, mesmo a longo prazo (em 2025 as milhas percorridas serão cerca de 10 trilhões de acordo com o plano antigo), com um uso mais contido de novas formas de mobilidade (por exemplo, compartilhamento de carro e aluguel/locação de veículos), e uso crescente de veículos de duas rodas.

Um fator importante será o aumento do uso de veículos elétricos: em 2025 eles passarão a compor 35% da produção de automóveis Premium e Prestige (30% no plano anterior) e 11% do parque automotivo global (9% no plano anterior).

Isto define um desafio tecnológico considerável e coloca uma barreira competitiva significativa para o desenvolvimento de pneus que devem suportar cargas mais pesadas, ter menor resistência ao rolamento, oferecer mais aderência e um nível de ruído mais baixo.

Mercado Automobilístico


A estimativa é que a produção de automóveis crescerá uma média anual de 7% em 2020-2022 e uma média anual de 2% em 2022-2025. Para Premium e Prestige, o crescimento será de 6% em 2020-2022 e aumento de 3% em 2022-2025, e aumento de 10% e 3%, respectivamente, para o segmento de “outros SUVs”.

Essa tendência irá impulsionar a demanda por pneus High Value (com dimensões iguais ou superiores a 18 polegadas) em Equipamento Original, com um crescimento anual de 11% em 2020-2022 e de 3% em 2022-2025.

O segmento de pneus com dimensões iguais ou superiores a 19 polegadas, que vale cerca de metade de todo o High Value, ao invés disso, crescerá 14% em 2020-2022 e 4% em 2022-2025.

O segmento de pneus para carros elétricos, enquanto permanece uma pequena fração do total, crescerá a uma média anual de 50% em 2020-2022 e de 35% em 2022-2025.

Quanto ao parque automotivo, o Plano da Pirelli indica que haverá um crescimento a uma média anual de 2% tanto em 2020-2022 como em 2022-2025.

Plano Industrial Pirelli 2021-2022 | 2025

O Plano Industrial Pirelli 2021-2022 | 2025 aproveita as oportunidades oferecidas por este cenário e, em continuidade estratégica com o plano anterior, permanece centrado no High Value, potencializando uma marca que é sinônimo de reputação, liderança e tecnologia avançada, com pontos fortes como liderança na faixa de pneus de 19 polegadas, mais de 83% da capacidade de produção em países com custos de produção mais baixos e consolidação em setores emergentes, como conectividade, novos serviços e micro mobilidade.

Ao mesmo tempo, o Plano introduz novos elementos, que permitirão aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pela recuperação do mercado nos próximos 24 meses, além de acelerar a geração de caixa, reforçando a liderança da Pirelli no segmento High Value Specialties.

Para ver o Plano completo, clique aqui.