PIB tem pior desempenho desde o 3o trimestre de 2005

09/01/2009

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A economia brasileira registrou de abril a junho o pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2005. O Produto Interno Bruto cresceu apenas 0,5 por cento no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre imediatamente anterior, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o PIB avançou 1,2 por cento.

Os dados vieram abaixo do estimado pelo mercado. Economistas consultados pela Reuters esperavam, segundo a mediana das estimativas, crescimento de 0,8 por cento frente ao primeiro trimestre e de 2,1 por cento na comparação com igual período do ano passado.

O IBGE também revisou para baixo os dados do primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o instituto, a economia cresceu 3,3 por cento no primeiro trimestre do ano ante o mesmo período do ano passado. Inicialmente, o IBGE havia informado uma expansão de 3,4 por cento.

Na comparação com o último trimestre de 2005, a taxa de crescimento foi reduzida para 1,3 por cento, ante 1,4 por cento informado anteriormente.

No primeiro semestre, a economia brasileira cresceu 2,2 por cento em relação ao mesmo período de 2005.

RETRAÇÃO NA INDÚSTRIA

O PIB da indústria brasileira caiu 0,3 por cento no segundo trimestre em relação ao desempenho apurado no início do ano. A Agropecuária teve expansão de 0,8 por cento, enquanto o setor de Serviços cresceu 0,6 por cento.

A formação bruta de capital fixo, um indicador do volume de investimentos no país, recuou 2,2 por cento.

As exportações tiveram performance ainda pior. De abril a junho, a queda foi de 5,1 por cento na comparação com o registrado de janeiro a março.

As importações recuaram 0,1 por cento no período.

Fonte:
Reuters