PIB de Portugal e Itália despencam em 2012, aumentando preocupações com o euro

12/03/2013

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 1,8% no último trimestre de 2012, contribuindo para uma queda de 3,2% no ano todo, segundo dados publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Os dados, que refletem uma queda das exportações e uma diminuição maior da demanda, confirmam a primeira estimativa adiantada em meados de fevereiro.

Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (ISTAT) também divulgou informações definitivas sobre o PIB da Itália, que contraiu 0,9% no quarto trimestre de 2012 e 2,8% de queda em todo o ano. Anteriormente o instituto havia divulgado um recuo de 2,7% na economia italiana no ano passado. Os dados confirmaram o agravamento da recessão na terceira economia da Eurozona.

Por trimestres, a economia italiana contraiu 0,9% no primeiro, 0,7% no segundo, 0,2% no terceiro e 0,9% no quarto. Este é o sexto semestre consecutivo de contração do PIB italiano, que não deve se recuperar antes do segundo semestre. Muitos economistas já duvidam inclusive desta possibilidade. O ISTAT prevê uma queda do PIB de 1% para este ano.

Fonte:
Veja