PIB da zona do euro tem retração recorde no 4º trimestre
05/03/2009
Em todo o ano de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,8%, abaixo da taxa de expansão de 2,6% em 2007. Os dados do último trimestre do ano passado confirmam que a economia da zona do euro registrou seu pior período trimestral desde que os registros começaram. Foi o terceiro trimestre consecutivo de contração, após o Produto Interno Bruto (PIB) cair 0,2% no trimestre de julho a setembro e declinar 0,3% no trimestre entre abril e junho.
Até o fim do ano passado, a zona do euro era composta por 15 países europeus. A partir de janeiro deste ano, a eurozona passou a ser composta por 16 países, com a entrada da Eslováquia.
O declínio nas exportações líquidas foi o maior responsável pela contração no último trimestre do ano passado, reduzindo o PIB em 0,9%. A produção industrial caiu 5,4% em relação ao terceiro trimestre.
Mas a grande surpresa foi a queda nos gastos ao consumidor, de 0,9% no período entre outubro e dezembro de 2008 o período trimestral anterior, quando houve aumento de 0,1%. Foi o maior declínio já registrado na região.
Os gastos com investimentos caíram 2,7% no último trimestre do ano passado, após declínio de 0,6% no terceiro trimestre de 2008 e queda de 1,2% no segundo. As informações são da Dow Jones.
Fonte:
Estadõa.com.br