PIB da Alemanha e da Itália crescem no 2º trimestre

18/08/2015

Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam acréscimo ligeiramente maior, de 0,5%. Por outro lado, o PIB alemão superou a projeção do mercado na comparação anual, ao crescer 1,6% entre abril e junho ante igual período de 2014. Neste caso, a previsão era de aumento de 1,5%. O resultado do segundo trimestre se traduz numa taxa anualizada de crescimento de 1,8%, de acordo com a Destatis. O PIB do primeiro trimestre não sofreu revisão e continuou mostrando expansão de 0,3% ante o último trimestre de 2014.

PIB da Itália sobe 0,2% no 2º trimestre ante o 1° trimestre

Produto Interno Bruto (PIB) da Itália cresceu 0,2% no segundo trimestre ante o primeiro, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo instituto de estatísticas do país, o Istat. O resultado veio um pouco abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam aumento de 0,3%. No confronto anual, o PIB italiano cresceu 0,5% entre abril e junho, em linha com a projeção do mercado.

PIB da França fica estável no 2º trimestre ante o 1º trimestre

Produto Interno Bruto (PIB) da França ficou estável no segundo trimestre ante o primeiro, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo instituto de estatísticas do país, o Insee. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam aumento de 0,2%. No confronto anual, o PIB francês cresceu 1,0% entre abril e junho. O Insee também revisou para cima o PIB do primeiro trimestre, de alta de 0,6% para avanço de 0,7% ante o último trimestre de 2014. Após a estagnação do PIB no segundo trimestre, o ministro de Finanças francês, Michel Sapin, manteve a previsão de crescimento de 1% da economia do país neste ano.

Zona do euro tem crescimento abaixo do esperado no 2º trimestre

economia da zona do euro cresceu menos que o esperado no segundo trimestre, informou a agência de estatísticas da União Europeia em sua primeira estimativa, publicada nesta sexta-feira (14/08). A Eurostat informou que o Produto Interno Bruto (PIB) na zona do euro, que abrange 19 países, cresceu 0,3% na comparação trimestral no período de abril a junho e expandiu 1,2% na comparação anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam crescimento trimestral de 0,4% e avanço de 1,3% na base anual. "Olhando para frente, as pesquisas empresariais sugerem que a economia da zona do euro continuará a expandir, impulsionada pelo forte crescimento na Espanha e pela solidez da economia alemã. Mas elas oferecem pouca esperança de que a recuperação ganhará ritmo", disse a Capital Economics em nota. "Acreditamos que é mais provável que o crescimento na região como um todo vai desacelerar mais na segunda metade do ano". Outros dados também confirmaram que a inflação anual foi de 0,2 por cento em julho, estável ante junho, mas ainda longe da meta de quase 2 por cento buscada pelo Banco Central Europeu, que tem tentado elevar a alta dos preços com o programa de impressão maciça de dinheiro.

Fonte:  Epocanegocios.globo.com