Petrobras oficializa aquisição da Agip do Brasil

09/01/2009

A Petrobras anunciou hoje a criação da Sophia do Brasil. É o novo nome da Agip do Brasil, dona de 21,4% do mercado de GLP no país, cuja compra foi oficializada hoje pela estatal. O negócio havia sido divulgado no dia 25 de junho. A aquisição foi feita por meio da BR (Petrobras Distribuidora), que adquiriu 100% das ações ordinárias da Agip por US$ 450 milhões, incluindo dívida. O período de transição entre as duas empresas vai demorar cem dias, informa a estatal.

A nota lista os ativos adquiridos: 28 unidades de engarrafamento de GLP, 28 depósitos comerciais, e as marcas Liquigás, Tropigás e Novogás, responsáveis pelo atendimento a mais de 35 milhões de consumidores finais por meio de uma rede de 5.000 revendedores.

A Petrobras também adquiriu o direito de vender seus lubrificantes em mais de 5.000 pontos de revenda da Agip no país (3,7% desse mercado) e de comercializar seus combustíveis na rede de 1.600 postos de revendas em dez Estados (SP,MG,RJ,MT,MS,TO,GO,PR,SC e RS).

Também foram adquiridas nove bases próprias de distribuição da Agip e 11 participações em pools de distribuição, bem como as marcas Ipê e Companhia São Paulo (para postos de revenda) e as marcas Hora Extra e Shop Bar (para lojas de conveniência). Com isso, a Petrobras contabilizará uma tancagem de 100 mil metros cúbicos.

Sérgio Ripardo
da Folha Online
10/8/2004