Petrobras e empresa colombiana firmam aliança para biocombustíveis
09/01/2009
BOGOTÁ, 17 out (AFP) – A Petrobras e a estatal colombiana Ecopetrol assinaram nesta terça-feira uma aliança para fomentar os biocombustíveis no país andino, informou a presidência da República em Bogotá.
“São dois acordos de cooperação para o desenvolvimento conjunto de negócios nas áreas de biocombustíveis e distribuição de produtos derivados de petróleo, firmados na Casa de Nariño (sede presidencial) pelos presidentes da Ecopetrol, Isaac Yanovich; e Petrobras, Sérgio Gabrielli”.
Segundo o comunicado, na área dos biocombustíveis “as duas empresas se comprometeram a estudar durante os próximos 12 meses a possibilidade de estruturar novos negócios para sua produção, comercialização, transporte, pesquisa e assistência tecnológica”.
Os representantes das duas companhias petroleiras se comprometeram ainda a iniciar estudos sobre a possibilidade de realizar negócios conjuntos na área de distribuição.
A Petrobras também pretende firmar um contrato para a ampliação da refinaria do porto de Cartagena, que prevê um investimento de até 1,4 bilhão de dólares.
O Brasil produz anualmente mais de 5 bilhões de litros de etanol e tem capacidade para produzir 736 milhões de litros de biodiesel por ano. A Petrobras elevou a 90 milhões de dólares seu orçamento para prospecção petroleira na Colômbia, um valor quatro vezes superior ao previsto inicialmente. A companhia brasileira também entrou no mercado de distribuição de gasolina na Colômbia, com a compra de postos da Shell.
Fonte:
AFP