Pesquisa revela que 66% dos brasileiros consideram situação financeira boa

09/01/2009

SÃO PAULO – Dados divulgados pelo Centro de Pesquisas Pew, dos Estados Unidos, revelaram que 59% dos brasileiros consideram a situação econômica do País ‘ruim’. Entretanto, quando questionados sobre a condição financeira pessoal, 66% disseram estar ‘boa’.

A pesquisa foi realizada com mil brasileiros, entre os dias 20 de março e 8 de abril, e divulgada na quinta-feira (12). Ela mostrou, ainda, que os brasileiros estão otimistas em relação ao futuro: 71% acreditam que a situação econômica irá melhorar.

Economia versus situação pessoal

Dentre os 24 países analisados, seis consideraram a situação econômica do país positiva. Os demais disseram o contrário, sendo que na Coréia do Sul é encontrado o pior resultado: 92% disseram que a economia está ruim. Em contraposição, na China, 82% responderam estar boa.

Neste caso, o Brasil está na 14ª posição em pessimismo, atrás de outras nações latino-americanas, como a Argentina – 74% responderam que a situação está ruim – e o México – 62% disseram que a economia vai mal.

Quando analisada a situação financeira pessoal, em dez países a maioria da população disse estar ruim. O caso mais extremo é o do Egito, onde esta resposta foi dada por 72% dos entrevistados. Os indianos têm a melhor percepção das finanças (84% disseram estar boa).

O Brasil, neste ranking, está na 10ª posição em otimismo, passando à frente da Argentina, onde 50% disseram que as finanças pessoas estão boas, e do México, com índice de 60%.

Percepção futura

Quando questionados sobre a percepção do futuro da economia em seus países, os britânicos e turcos foram os mais pessimistas, com 55% que disseram que vai piorar, seguidos dos libaneses e egípcios (50%).

Em contraposição, os mais otimistas foram os chineses (85%), seguidos dos brasileiros (71%), indianos (55%) e paquistaneses (53%).

Fonte:
Info Money