Pernambuco capta fábrica da Fiat
20/12/2012
Brasília/Fortaleza. Enquanto o Ceará ainda luta pelo sonho de conquistar por aqui uma grande indústria automobilística, mais um empreendimento do gênero é garantido para Pernambuco. Na tarde ontem, a Fiat anunciou a construção de uma fábrica de motores naquele Estado, orçada em R$ 500 milhões, em sua maioria financiado com recursos federais.
O empreendimento, segundo a empresa, vai gerar 550 empregos diretos.
Cerca de 80% dos investimentos serão bancados por linha de crédito do governo federal, segundo o próprio presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini.
A empresa é uma das beneficiadas pela prorrogação do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), anunciada há duas semanas pelo governo federal. O programa concede, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), taxas subsidiadas para compra de máquinas, equipamentos e caminhões.
Reunião com Dilma
Belini se reuniu ontem a tarde com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para fechar o plano de ampliar a nova fábrica já em construção em Pernambuco para produzir, além de veículos, motores a partir de 2015. Segundo ele, os motores serão vendidos tanto no mercado interno como também nos países da América Latina.
Estímulo
A iniciativa é vista dentro do governo federal como mais um passo para tentar fazer a economia crescer a índices maiores que os registrados em 2012. "Para nós é muito importante que no próximo ano o Brasil tenha um alto nível de investimento. Temos que alcançar um crescimento de investimento da ordem de 8% em relação a este ano e os vários setores produtivos têm que colaborar e mostrar como vamos alcançar essa marca", disse Mantega. Depois da conversa com a presidente, Belini disse que Dilma está otimista em relação à aceleração do crescimento econômico, apesar de as previsões terem sido bem mais otimistas que a realidade de 2012. Ele disse que ela não falou em números nem estimativas. "O Brasil pode e precisa crescer. Números são relativos", ponderou.
Fonte:
Globo.com