Palio 2008: roupa nova no mesmo corpo

09/01/2009

Após pouco mais de três anos, o Palio voltou a receber mudanças. A reestilização que resultou na quarta geração deixou o hatch com desenho mais harmônico e que lembra modelos recém-lançados pela matriz da Fiat, como o Grande Punto, que chegará ao Brasil no final deste semestre.

Mas a Fire, versão de entrada, manteve a carroceria da terceira geração.

A opção mais em conta, ELX 1.0, parte de R$ 28.700 com duas portas e R$ 30.260 com quatro. A ELX 1.4 – só quatro-portas – começa em R$ 31.980. Completa a família o 1.8R, de duas e quatro portas a partir de R$ 40.300 e R$ 41.850, respectivamente. As versões EX 1.0 e HLX 1.8, por sua vez, deixaram de ser fabricadas.

O Palio também ganhou itens de série sem aumento de preços. Destaque para as rodas de 14″, faróis de neblina, banco traseiro com três encostos de cabeça, volante com regulagem de altura e computador de bordo.

A evolução no visual do carro é percebida mais por fora do que por dentro. A cabine tem como principal mudança o painel de instrumentos com novo grafismo e medidor de combustível digital de 16 barras. A marca deveria ter mantido o sistema analógico, mais preciso, para o combustível – assim como na versão 1.8R -, e deixado o digital apenas para temperatura, informação menos importante hoje em dia graças aos sistemas de arrefecimento selados, menos suscetíveis a problemas.

Outra mudança foi feita no acionamento do pisca alerta, que passou do centro do painel para a parte de cima da coluna de direção. Ficou menos visível e mais difícil de manusear. Além disso, o desembaçador agora é acionado na ponta da alavanca dos piscas, algo bastante incomum.

O ajuste elétrico do banco do motorista existe apenas no 1.8R com side bag. Já a regulagem manual passa a ser opcional para todas as versões quatro-portas e de série na 1.8R com essa carroceria. A padronagem dos tecidos de acabamento mudou, mas pouco. O que permanece igual é a dirigibilidade, já que o carro não recebeu mudanças mecânicas e estruturais, exceto o 1.8R, cuja versão de duas portas é mais leve que a de quatro.

As rodas de 14″ com pneus 175/65 nas versões 1.0, 185/60 nas 1.4 e 185/65R 15 na R, ajudam a manter o Palio estável, mas a suspensão continua deixando a carroceria inclinar nas curvas. Os motores 1.0, 1.4 e 1.8, flexíveis, foram mantidos. Geram entre 66 cavalos e 115 cv com álcool. As relações de marcha também não mudaram.

Os faróis perderam a dupla parábola, o que pode fazer diferença na visibilidade noturna. Mas a Fiat afirma que a maior área dos refletores garante a mesma eficiência do anterior.

Fonte:
Ultimo Segundo