Oferta de crédito atinge 34% do PIB e é a maior em 12 anos
09/01/2009
A oferta de crédito no país cresceu novamente em outubro, acompanhando o avanço da demanda interna, e somou R$ 880,8 bilhões em outubro, o equivalente a 34% do Produto Interno Bruto (PIB).
A proporção é a maior desde junho de 1995, momento em que atingiu 34,7%. O pico foi em janeiro daquele ano (36,8%). Em setembro, o volume total do crédito correspondia a 33,3% do PIB. Os dados são do Banco Central.
A expectativa do BC, que divulgou os dados nesta terça-feira, é de que os juros continuem a cair nos próximos meses, refletindo um aumento da competitividade entre os bancos.
“A evolução do crédito, constatada no crescimento tanto das operações referenciadas em recursos livres quanto em recursos direcionados, permanece consistente com o dinamismo da demanda interna”, afirmou o BC em relatório.
Levando em conta apenas as operações com recursos livres, o volume em outubro somou R$ 619,4 bilhões, um aumento de 2,8% na comparação mensal e de 30,1% frente a igual período do ano passado.
O crescimento do crédito ocorreu com a elevação do prazo médio, que somou o recorde de 341 dias no mês, e inadimplência de 4,5%, frente a 4,6% em setembro.
Fonte:
Uol/Reuters