OCDE divulga lista de países enquadrados como paraísos fiscais
03/04/2009
SÃO PAULO – Na esteira das decisões tomadas hoje pelos líderes do G20, que preveem, entre outras ações, maior controle de paraísos fiscais, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quinta-feira uma lista dos países que, na sua visão, não estão sendo nada colaboradores com o processo de combate à evasão fiscal, que vem sendo buscada pela organização há alguns anos. São eles: Costa Rica, Malásia, Filipinas e Uruguai.
Há também a lista de países e territórios em que estão sendo implementados esforços na fiscalização, como China, Argentina, Rússia, México, Turquia e Africa do Sul, além da maior parte dos desenvolvidos, incluindo Estados Unidos e grandes nações europeias.
Já na lista de países e jurisdições que firmaram compromisso de colaboração, mas ainda não fizeram nada de efetivo em sua política fiscal para isso estão os paraísos mais conhecidos: Aruba, Bahamas, Antigua e Barbuda, Bermudas, Ilhas Cayman, além de outros 31 jurisdições.
Na mesma condição, estão outros centro financeiros como Áustria, Bélgica, Chile, Suíça, Guatemala e Cingapura, entre outros. O Brasil não aparece em nenhuma das listas.
Fonte:
Valor Online