O euro ajuda Brasil e México

09/01/2009

São Paulo, 22 de Dezembro de 2004 – Volks aumenta exportação na área do dólar para não perder mercado. A montadora alemã Volkswagen AG reforçará suas operações cotadas em dólar, transferindo recursos produtivos, principalmente para o Brasil e o México, com o objetivo de enfrentar a alta do euro, disse o presidente mundial da empresa, Bernd Pischetsrieder, numa entrevista que será publicada amanhã, quinta-feira, pelo jornal econômico Handelsblatt, de Frankfurt, o principal centro financeiro da Alemanha.

“Não há alternativa, se a empresa deseja se proteger da alta da moeda única européia em relação ao dólar”, argumentou o executivo.

“A VW deseja reforçar a produção de seus novos modelos nas fábricas do Brasil e do México”, acrescentou Pischtsrieder.

O maior grupo automotivo europeu já havia anunciado que aumentaria a produção de seu novo modelo de baixo custo Fox, montado exclusivamente no Brasil em São José dos Pinhais, região urbana de Curitiba: espera fabricar 215 mil unidades no próximo ano, quando, no mês de maio, começa a produzir o compacto também em São Bernardo do Campo (SP). Serão 120 mil carros a mais do que os montados durante o ano de 2004.

Há pouco mais de cinco meses, na mesma cidade de Frankfurt, o presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, fez declarações completamente divergentes das que Pischetsrieder prestou ontem. Ao mesmo Handelsblatt e a este jornal, Maergner declarou que não via como estratégia sustentável a longo prazo transformar o Brasil numa plataforma de exportações da empresa.

(Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1)(AFP e Reuters)
22/12/2004