Número de turistas estrangeiros dobra nos primeiros 5 meses de 2023; foram R$ 13 bi injetados na economia
06/07/2023
Entrada de mais de 2,9 milhões de turistas estrangeiros representa aumento de 108% em relação a 2022 e injeta bilhões na economia brasileira. Os dados são do Ministério do Turismo.
Di Jornal da Globo | 11/07/2023
Dobrou o número de estrangeiros que vieram ao Brasil nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, apontam dados do Ministério do Turismo. O turismo, tão afetado pelas restrições impostas pela pandemia, começa a dar mostras de recuperação.
Nos cinco primeiros meses do ano, o Ministério do Turismo registrou a entrada de mais de 2,9 milhões turistas estrangeiros. Isso dá 108% a mais do que no mesmo período de 2022.
Esses números também são próximos dos patamares desse período, em 2019, ainda pré-Covid.
O que não tem se alterado nos últimos anos é a procedência dos turistas que mais visitam o Brasil. Os principais visitantes são argentinos, americanos e paraguaios.
Para o professor de Economia e Gestão de Turismo da USP, Gláuber Santos, o bom resultado pode ser atribuído ao fato de que muitos turistas que deixaram de viajar nos momentos mais críticos da pandemia voltaram.
“Um termo que tem se usado é a ‘viagem de revanche’. É a revanche contra a pandemia. Tanto tempo preso em casa e, depois da pandemia, as pessoas realmente voltaram a viajar e com muita vontade. Isso aconteceu primeiro no turismo doméstico, que tinha menos restrições. Agora, vemos o turismo internacional de novo no Brasil e no mundo”, diz Gláuber Santos, professor de Economia e Gestão do Turismo da USP.
Mais turistas? Mais dinheiro
Apesar da melhora nos números do setor, há uma margem considerável de crescimento, conforme o professor. Mas, para isso, ele ressalta que o país precisa corrigir algumas deficiências e aumentar o investimento em infraestrutura.
“Acesso. Tanto acesso internacional, quanto o acesso dentro do Brasil, o acesso das capitais até os destinos menores. O Brasil precisa resolver uma questão importante de segurança, que afeta todos os cidadãos, mas afeta especialmente o turismo, até por conta também da imagem. O Brasil precisa ainda desenvolver serviços mais especializados para receber turistas estrangeiros, especialmente os turistas que vêm de outros continentes”, completa Gláuber.
Fonte: Jornal da Globo