Nove municípios respondem por 25% do PIB brasileiro
09/01/2009
Apenas nove municípios brasileiros respondem por 25% da produção de bens e serviços brasileiros, revela a pesquisa sobre o PIB (Produto Interno Bruto) dos 5.560 municípios do país divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A participação relativa da população nestes municípios é de 15,2%.
A pesquisa é inédita e os dados são referentes ao ano de 2002. O estudo mostra que a concentração da geração interna da renda e a difusão espacial da produção de riquezas já foi maior. Em 1999, somente sete municípios somavam 25% do PIB brasileiro.
Dos 5.560 municípios do país, 70 eram responsáveis por metade do PIB em 2002, o que representa 33,3% da população. A pesquisa mostra também que muitos municípios têm uma participação inexpressiva na produção de bens e serviços: 1.272 unidades administrativas autônomas somam apenas 1% do PIB, o equivalente a 3,7% da população.
Maior PIB
Os nove municípios que agregam 25% do PIB são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Duque de Caxias (RJ), Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e São José dos Campos (SP).
Em relação a 1999, início da série histórica da pesquisa, Manaus passou Belo Horizonte e foram incluídos na lista Guarulhos, Duque de Caxias e São José dos Campos. Segundo o IBGE, o crescimento da economia de Manaus foi resultado do recebimento de royalties pelo tráfego de gás natural do poço de Urucu e principalmente pelo crescimento do parque industrial de Manaus.
Duque de Caxias passou da 15ª colocação para o 6º lugar com o crescimento da indústria, principalmente a ligada ao refino de petróleo.
A expansão de Guarulhos foi motivada pelas atividades industriais nos setores de produtos químicos, fabricação de máquinas e aparelhos elétricos, automobilístico e de materiais plásticos e borracha. Já São José dos Campos teve sua economia impulsionada pelo aumento das exportações.
Menor PIB
Os municípios de menor PIB no país são Parari (Paraíba), Lavandeira (Tocantins), São Miguel da Baixa Grande (Piauí), Santo Antônio dos Milagres (Piauí) e São Félix dos Tocantins (Tocantins). Juntos, estes municípios somam apenas 0,001% do total do país.
A análise por regiões mostra que no Norte, os 30 municípios de menor PIB estão localizados em Tocantins. No Nordeste, os Estados do Piauí e da Paraíba concentram o maior número de municípios de menor PIB. No Sudeste, a maior parte se concentra em Minas Gerais. Todos os Estados da região Sul têm municípios entre os 30 de menor PIB na região. No Centro-Oeste, somente Mato Grosso do Sul não tem municípios de menor participação.
Folha Online
4/5/2005