No Brasil, ‘Dia da Europa’ lembra entraves em tratado
11/05/2015
A Eurocâmaras, entidade que reúne câmaras de comércio europeias sediadas no Brasil, realizou nesta sexta-feira (8) um evento em homenagem ao Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. O encontro aconteceu no Circolo Italiano, no icônico Edifício Itália, em São Paulo, e contou com a presença do embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, da embaixadora da União Europeia no país, Ana Paula Zacarias, e do ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan.
O principal tema discutido no evento foram as negociações para a criação de uma área de livre-comércio entre a UE e o Mercosul, congeladas desde 2004. "Queremos um acordo abrangente e ambicioso com o Mercosul", garantiu Zacarias, reconhecendo que as tratativas vivem um momento de impasse. Segundo ela, a UE trabalha para derrubar barreiras nos setores de serviços, investimentos e compras governamentais. Além disso, a diplomata lembrou que o bloco é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil, superando China e Estados Unidos.
Já Edoardo Pollastri, presidente da Eurocâmaras, falou que gostaria que os dois lados imitassem um conclave para finalmente chegar a um acordo. "Queria colocar todos os ministros em uma sala, fechar, e eles só sairiam de lá quando realizassem [o tratado]", brincou.
Nos próximos dias 10 e 11 de junho, ministros da UE e do Mercosul terão uma reunião em Bruxelas, na Bélgica, para tentar destravar as negociações.
Expo
Como não poderia deixar de ser diferente, o embaixador da Itália no Brasil aproveitou o encontro para convidar todos a participarem da Expo Milão 2015, que acontece até o dia 31 de outubro e cujo slogan é "Alimentando o planeta: energia para a vida". "Esse é o maior evento do ano e trata de um tema fundamental para o mundo. E é um tema bem brasileiro. O Brasil tem o quarto maior pavilhão da Expo, que é também um dos mais populares", disse Trombetta.
Fonte: Ansa Brasil