Natal já deixa empresários mais otimistas, diz FecomercioSP

19/10/2012

A proximidade do Natal está deixando os empresários do comércio paulistano mais confiantes em relação aos próximos meses.

Em setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve aumento de em relação a agosto, segundo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Foi a segunda alta consecutiva.

O índice chegou a 113,4 pontos, em uma escala que varia de 0 a 200. Resultados acima de 100 indicam otimismo; abaixo, pessimismo.

Segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, além da perspectiva de aumento de vendas no Natal, o avanço do otimismo dos empresários também é resultado das ações pontuais que o governo tem tomado para expandir a atividade econômica.

Apesar de os empresários não estarem plenamente satisfeitos com as condições atuais, a expectativa de crescimento é bastante positiva, principalmente em relação à contratação de funcionários, informou a Fecomercio.

O ICEC é composto por três itens. Todos tiveram alta no período.

EXPECTATIVAS

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) teve alta de 1,5%, atingindo 153,3 pontos.

No total, 86,79% dos empresários acreditam que o setor em que atuam vai crescer nos próximos meses.

A expectativa para a economia brasileira também é vista de maneira positiva por 82,95% dos empresários. Nesse contexto, 90,28% deles afirmam que a própria empresa irá crescer nos próximos meses, e 77,95% pretendem aumentar o quadro de funcionários (alta de 4,6% em relação a agosto).

No entanto, apenas 56,98% pretendem ampliar o nível de investimentos da empresa.

CONDIÇÕES ATUAIS

Em relação às condições atuais, porém, o empresário ainda se mostrou pessimista.

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ficou em 88 pontos. Apesar do índice baixo, foi a primeira alta nos últimos sete meses, com alta de 7% em relação a agosto.

   

Fonte:

Folha