Música e instrumentos ganham mercado internacional
09/01/2009
Por meio de dois convênios assinados hoje entre o Governo e o setor privado, a música e os instrumentos musicais brasileiros serão difundidos em novos mercados e suas exportações serão apoiadas e promovidas.
Para a inserção da música nacional em outros mercados o Governo, representado pelo Ministério da Cultura e pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), o Sebrae Nacional e três entidades setoriais – Associação Brasileira de Gravadoras Independentes – ABGI, Associação Brasileira da Música Independente – ABMI e a Brasil Música e Arte – BM&A – mais de R$ 8 milhões serão investidos.
Esta articulação institucional, inédita na promoção da música brasileira em outros países, tem como meta aumentar em 50% as exportações do setor nos próximos três anos. Para a promoção da exportação de instrumentos musicais, a APEX-Brasil e a Associação Nacional de Pequenos e Médios Fabricantes de Instrumentos Musicais – ANAFIM renovam parceria iniciada em 2003 e estão investindo R$ 2,2 milhões com a meta de exportar U$ 11,5 milhões até o final de 2005.
Apesar de sua ampla aceitação no mundo todo e de seu enorme potencial de exportação, até o momento as ações de promoção da música brasileira no exterior eram isoladas e pulverizadas. Este fator, associado a dados de difícil apuração – visto que o pagamento de royalties, direitos de produção, assim como a venda de faixas online são formas de se exportar a música brasileira não contabilizadas pela aduana – , são responsáveis por um histórico pouco claro do desempenho do setor.
As exportações de instrumentos musicais nacionais, por outro lado, são conhecidas e estão em plena ascensão. Em 2003, dos R$ 400 milhões movimentos pelo setor no país, US$ 7,5 milhões vieram de exportações. Em 2004, suas exportações subiram para US$ 9 milhões.
Os dois convênios prevêem um aumento nas exportações, no número de empresas exportadoras e na sua capacitação, ações de prospecção e acompanhamento de mercados, participação em feiras e eventos no Brasil e no exterior, elaboração de material promocional e de marketing e convite a jornalistas estrangeiros especializados para que pessoalmente conheçam os setores, seu potencial e peculiaridades, entre outras atividades.
Mais informações: APEX-Brasil (61) 3426-0202
Fonte:
Ministerio do Desenvolvimento