Montadora chinesa vai abrir fábrica no Brasil, diz jornal

09/01/2009

Pequim, 25 Jan (Lusa) – A Chery, maior fabricante chinês de automóveis, vai instalar uma unidade industrial no Brasil, informa nesta quinta-feira o jornal econômico oficial chinês Economic Daily.

O jornal afirma que a Chery, uma empresa estatal, vai construir três fábricas fora da China: uma no Brasil, outra na Argentina e uma terceira na Indonésia.

No entanto, um porta-voz da companhia chinesa negou nesta quinta-feira à Agência Lusa que a Chery já tenha escolhido o Brasil para acolher uma das novas unidades, apesar de confirmar os planos da empresa para instalar montadoras no extrerior.

“Encetamos negociações com possíveis parceiros no segundo semestre do ano passado, mas as conversas ainda estão ocorrendo”, disse o porta-voz da empresa, que tem sede na cidade de Wuhu, província de Anhui, leste da China.

O porta-voz acrescentou que as negociações ainda vão se prolongar por “algum tempo”, estando ainda em discussão assuntos relacionados com a política industrial dos países receptores, o número de peças a produzir naqueles países e o percentual que parceiros locais vão deter em cada joint-venture.

A América do Sul, o Oriente Médio e a Europa do Leste são os mercados prioritários para onde a Chery pretende expandir-se, segundo a vice-diretora da divisão internacional da empresa, Feng Ping.

A empresa chinesa anunciou no mês passado ter chegado a um acordo para construir veículos de pequeno porte para a DaimlerChrysler, a gigante marca de capitais alemão e americano.

No último ano a Chery exportou 51,6 unidades, mais 18 mil do que em 2005, e espera aumentar esse número para 70 mil em 2007, ano em que lança sete novos modelos.

Em 2006, a indústria automomotiva chinesa exportou um total de 340 mil carros para várias partes do mundo. Outros fabricantes chineses de automóveis, como a Geely Automobile, a Great Wall Motors e a First Automotive Works, planejam também abrir fábricas no extrerior.

Fonte:
Lusa