Microsoft lança hoje nova versão do Windows

09/01/2009

Após cinco anos de desenvolvimento e bilhões investidos, chega hoje ao mercado brasileiro o sucessor do Windows XP. A Microsoft entrega o Windows Vista, a mais recente versão do sistema, que, segundo a empresa, está presente em 94% dos computadores do mundo.

Junto ao sistema operacional vem o Office 2007, nova edição do pacote de programas para a produção de textos, planilhas de custos, bancos de dados e apresentações.

O visual, as novas ferramentas e o implemento em segurança são os principais atrativos dos novos softwares. Mas beleza, novidade e segurança têm preço: a atualização da edição Home Basic do Windows Vista (para quem já tem o XP), sai por R$ 299, enquanto a Ultimate Full (edição completa, destinada ao uso doméstico e empresarial) chega a R$ 989.

O Office 2007, com sete programas (Word, Excel, Powerpoint, One Note, Outlook 2007, Publisher e Access), custa a partir de R$ 399, ultrapassando a casa dos R$ 1.500 na sua edição Professional Full.

Apesar de a Microsoft garantir a atualização gratuita do Windows Vista a quem tiver adquirido a versão XP do software entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007, não é qualquer computador que tem capacidade para suportar o novo sistema operacional.

A não ser que o usuário tenha comprado um computador moderno nos últimos meses, é bem provável que a instalação do Windows Vista exija mais gastos em memória RAM, placa de vídeo (caso queira o visual Aero, grande atrativo das edições mais completas do Vista) e até em um drive de DVD, pois o disco de instalação exige esse tipo de mídia.

Os executivos da Microsoft, no entanto, procuraram destacar nesta segunda-feira, durante o lançamento dos produtos em São Paulo, o caráter popular do novo programa (que terá a edição Starter, destinada a usuários iniciantes e a programas de inclusão digital). Steven Sinofsky, vice-presidente sênior da Microsoft, diz que os novos recursos “fazem com que os avanços possam ser levados para grande parte da população”.

Investimento

A empresa de Bill Gates investiu pesado na reformulação dos novos softwares: cerca de US$ 6 bilhões. Em escala nacional, contudo, a Microsoft não divulga dados, tampouco expectativas de vendas, mas afirma esperar “uma curva ascendente” em número de consumidores assim que o produto for lançado. Também afirma que as versões Beta (experimentais) tanto do Windows Vista quanto do Office 2007 foram testadas, respectivamente, por cerca de 2,5 milhões e 3,5 milhões de pessoas no mundo.

Apesar de não tê-la expressado em números, a expectativa da Microsoft no país é otimista. O presidente da subsidiária nacional, Michel Levy, destacou que o fato de ambos os produtos serem lançados já em português é sinal de “respeito ao consumidor e o compromisso da Microsoft com o crescimento do pais”.

A empresa também investiu pesado em campanhas comerciais. O novo sistema já está à venda -instalado em máquinas ou em caixinhas para instalação nos computadores dos consumidores- em grandes redes de supermercados.

Fonte:
Correioweb