Micro e pequenas conquistam clientes fiéis no exterior
09/01/2009
Levantamento feito pelo Sebrae mostra que de 1998 a 2003 as micro e pequenas empresas que exportam passaram de 5778 para 7002, crescimento de 21%
São Paulo – Há cinco anos, o empresário João Gomes teve uma idéia brilhante para enfrentar crises: exportar. Hoje, vende quase a metade das jóias para oito países. O resultado vai além do faturamento.
“Apesar do sobe e desce da economia nos últimos cinco anos, as exportações nos ajudaram a manter o mesmo grupo de funcionários, não precisando demitir ninguém”, conta ele.
Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que de 1998 a 2003, as micro e pequenas empresas que exportam passou de 5.778 para 7.002. Um crescimento de 21%. E elas estão mais profissionais.
Hoje, mais da metade das indústrias brasileiras que exportam são micro e pequenas empresas. O cliente lá fora deixou de ser uma alternativa apenas nos momentos em que a economia brasileira vai mal. Agora ele é um parceiro constante. Segundo a pesquisa, o número de companhias que exportam todos os anos, sem interrupções, mais que dobrou.
É que os brasileiros aprenderam a conquistar a confiança do das empresas no exterior. “Se você corta o fornecimento a este cliente, se você deixa de atendê-lo da forma como ele espera, ele te tira como fornecedor “, ensina o empresário.
Nesse caminho, o país ainda pode ir longe.
“O Brasil exportou, em 2003, R$ 70 bilhões. As pequenas empresas, um destes 70. Portanto, há muito para crescer”, Silvano Gianni, presidente do Sebrae.
Rede Globo/Jornal Nacional
29/9/2004