Mercosul negocia acordo comercial com o Canadá

09/01/2009

Mercosul e Canadá vão negociar um acordo bilateral de livre comércio. As discussões serão lançadas oficialmente em 7 de fevereiro, durante visita ao Canadá da ministra de Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid, que será acompanhada pelos principais negociadores dos quatro países do bloco.

O governo brasileiro quer que o acordo com o Canadá seja uma espécie de modelo para as negociações do Mercosul com os Estados Unidos. “Há um interesse muito grande dos canadenses, e só não começamos em janeiro por problemas de agenda”, disse ao Valor o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty, Régis Arslanian.

O acordo com o Canadá foi discutido entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, durante sua visita ao Brasil, em novembro. A decisão de iniciar negociações foi tomada em reunião de representantes do Mercosul, na semana passada, em Assunção.

A negociação se limitará ao “acesso a mercados”, ou seja, redução de barreiras ao comércio de mercadorias e serviços. Canadá e Mercosul já trocaram listas de produtos com cronograma para a eliminação de tarifas de importação nas discussões para a Alca. “Essas listas poderão ser a base para uma negociação mais profunda”, disse Arslanian, em uma resposta velada aos críticos da atuação do Itamaraty na negociação do acordo continental. Com a paralisação das discussões na Alca, os EUA passaram a negociar acordos bilaterais de comércio, em que têm obtido concessões em temas rejeitados pelo Brasil, como o endurecimento das regras de proteção a marcas e patentes.

Valor Economico
26/1/2005