Mercados europeus atingem novo pico por commodities

09/01/2009

As bolsas de valores da Europa alcançaram novo pico em seis anos nesta segunda-feira, impulsionadas por preços mais firmes do petróleo e dos metais, que ajudaram a recuperar ações de petrolíferas e mineradoras. Fusões e aquisições também incentivaram a compra de ações.

As ações do Smith Group disparavam 11,3%, depois que o grupo britânico concordou em vender sua divisão aeroespacial para a General Electric por US$ 4,8 bilhões em dinheiro e informou que vai retornar aos acionistas a maior parte desse montante.

Em Paris, os negócios com as ações da Foncia foram suspensos depois que o banco mútuo Le Groupe Banque Populaire anunciou que comprará 61% do grupo imobiliário por 800 milhões de euros.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações de empresas européias, operava em alta 0,59% às 8h31 (horário de Brasília), a 1.519 pontos. O índicador encerrou em alta de 0,4% na sexta-feira e desde o início do ano acumula valorização de 2,3%.

Os volumes devem ser relativamente mais fracos nesta segunda-feira por conta do feriado de Martin Luther King, nos Estados Unidos.

O petróleo operava em alta de 0,09%, a US$ 53,04 o barril. Expectativas sobre outro corte de produção por parte dos países membros da Opep motivavam a valorização. Com isso, as ações das petrolíferas BP e Total avançavam cerca de 0,8% cada.

Fonte:
Reuters