Mercado espera pelo corte da taxa básica de juros

09/01/2009

No mercado financeiro, o clima que antecede a reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) pode ser comparado ao que toma conta das grandes torcidas à véspera de um grande clássico do futebol.

Neste caso, as duas equipes estão divididas em relação ao tamanho do corte da taxa básica de juros (Selic). De um lado, estão os profissionais que acreditam numa redução de 0,50 ponto porcentual. Do outro, está o time que prevê um corte de 0,25 ponto. Apesar da divergência, em um ponto eles concordam: a decisão não será fácil.

“O corte de 0,50 ponto deve vir, mas a decisão não é óbvia”, avisa Alexandre Póvoa, economista da Modal Asset. Seu colega Claudio Adilson, diretor-presidente da MCM Consultores, disse à Agência Estado, na sexta-feira, apostar num corte de 0,25 ponto. “Mas estou longe de descartar 0,50 ponto”.

A decisão do Banco Central será certamente o grande evento desta semana curta, marcada pelo feriado prolongado de Corpus Christi. No exterior, a agenda é bem mais amena do que a da semana passada. Destaque para as encomendas à indústria nos Estados Unidos, resultado que sai nesta segunda-feira.

Fonte:
Cosmo Online