Lula e Berlusconi assinam acordo de associação estrategica

13/04/2010

WASHINGTON, 12 ABR (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o premier italiano, Silvio Berlusconi, assistiram hoje, nos Estados Unidos, à assinatura de um acordo de associação estratégica.

    Por meio do tratado, os dois países se comprometeram a cooperar na luta contra a pobreza, contra a mudança climática e pelo desarmamento, entre outros pontos.
    Berlusconi e Lula se reuniram esta tarde na sede da Embaixada do Brasil em Washington, onde participarão mais tarde da Cúpula sobre Segurança Nuclear, organizada pelo governo de Barack Obama.

    Sobre o tema, Brasil e Itália também concordaram em trabalhar pela não-proliferação nuclear e para manter e consolidar a paz.
    Outro tema presente no encontro foi o caso do italiano Cesare Battisti, atualmente detido na prisão da Papuda, em Brasília, é requisitado pela Itália, onde é condenado à prisão perpétua, mas foi beneficiado no Brasil pelo status de refugiado, concedido pelo Ministério da Justiça em janeiro de 2009.

    No último ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciou que o ex-membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) deveria ser extraditado, como solicita o Estado italiano, mas determinou que a decisão final caberia a Lula, que ainda não se pronunciou.

    De acordo com fontes locais, Lula teria dito a Berlusconi que iria esperar "as motivações" do STF, que deve apresentar o acórdão, a declaração formal da sentença, ainda não redigido pelo ministro Cezar Peluso, relator do caso. Já o primeiro-ministro, ainda segundo fontes consultadas após o encontro, disse "apoiar e confiar" nas autoridades brasileiras.

    Lula ainda aproveitou a ocasião para convidar Berlusconi a realizar uma visita ao Brasil. No início do ano, Berlusconi pretendia viajar ao país, contudo esta viagem foi suspensa.

Fonte:
(ANSA)