Lucro da TAM cai 45% e atinge R$ 187 milhões em 2005

09/01/2009

10h00-A TAM, líder do mercado aéreo brasileiro em vôos domésticos, anunciou hoje que obteve lucro líquido de R$ 187 milhões no ano passado, o que representa uma redução de 45,1% em relação a 2004 (R$ 341 milhões).

A empresa, a primeira grande do setor de aviação a divulgar os resultados de 2005, atribuiu a queda do lucro a uma receita extraordinária de R$ 232 milhões obtida em 2004 com uma mudança meramente contábil – em seu balanço, a TAM alterou a modalidade de arrendamento de aeronaves, de mercantil financeiro para operacional simples.

Os altos preços do petróleo no mercado internacional – o barril foi cotado acima de US$ 60 em Nova York durante boa parte de 2005 – e os conseqüentes reajustes do querosene de aviação também tiveram impacto negativo nos lucros.

Já os custos da TAM com pessoal cresceram 21,4% e atingiram R$ 584 milhões. A empresa passou a contar com 1.290 novos colaboradores no ano passado, empregando diretamente um total de 9.669 pessoas.

O faturamento da TAM, por sua vez, subiu 24,6% no ano passado, para R$ 5,910 bilhões, devido ao aumento no número de vôos, participação de mercado e clientes.

A participação da empresa no mercado doméstico cresceu 7,7 pontos e atingiu 43,5% do total. Somente em dezembro, a TAM já tinha quase a metade, ou 46,1%, do mercado brasileiro de aviação.

Assim como a TAM, Gol e BRA também tem ocupado cada vez mais o espaço deixado no mercado doméstico pela Varig, que, em grave crise financeira, tem enfrentado dificuldades para manter sua frota em condições de vôo.

A TAM informou que também no mercado internacional, tradicionalmente dominado pela Varig, cresceu 4,4 pontos e atingiu participação de 21,9%.

O crescimento do mercado de aviação e da economia brasileira também ajudaram a empresa. Em 2005, o número de passageiros transportados subiu 44,7%, para 19,6 milhões. O valor médio da passagem aérea vendida pela TAM, entretanto, caiu de R$ 305 em 2004 para R$ 267 no ano passado.

Fonte:
Correioweb