Lançamento de celular 4G está previsto para 2010
09/01/2009
SÃO PAULO – As parcerias entre China e Japão não vão ficar só no turismo, como anunciado no final de julho. Agora a tecnologia também vai unir os vizinhos do Oriente. Os dois países estão juntos em um projeto de criação do celular de quarta geração, combinando a aptidão para tecnologia japonesa e o grande potencial de mercado da China.
Mesmo com todas as tensões políticas entre China e Japão, o lançamento do projeto deve acontecer nessa sexta-feira (26) em uma reunião confirmada por representantes dos dois países.
Lançamento previsto para 2010
Os aparelhos de quarta geração devem chegar às prateleiras em 2010 e vão transmitir informações na mesma velocidade em que a fibra ótica envia dados, melhorando muito a qualidade das imagens.
O maior fornecedor de celulares do Japão, a NTT DoCoMo que foi responsável pela introdução dos aparelhos de terceira geração, em 2001, planeja já ter abolido celulares de gerações mais antigas por volta de 2012.
Acordo de cooperação contínua
Segundo representantes do Ministério das Relações Internas e Comunicações do Japão, os dois países pretendem acordar um acordo de cooperação contínua através da criação de um fórum de industriais, acadêmicos e representantes do governo.
Essa união é muito válida economicamente já que a China é o maior parceiro comercial do Japão. A grande quantidade de mão de obra e o crescimento do mercado consumidor chinês atraem as empresas japonesas.
Fonte:
Info Money Pessoal/Uol
Barbara Ladeia
26/8/2005