Iveco transfere sua sede de São Paulo para Minas Gerais

09/01/2009

A Iveco Latin America anuncia uma reestruturação de sua operação no Brasil, desenhada para dar à empresa maior velocidade de decisão, uma estrutura administrativa mais racionalizada e uma presença comercial maior e mais agressiva no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, a empresa confirma para agosto o lançamento do primeiro de uma série de futuros modelos destinados ao país.

“De 2004 a 2005 aumentamos nosso market share no mercado brasileiro de caminhões de 4,6% para 5,2%. Queremos crescer mais rapidamente e estas medidas vão nos deixar melhor posicionados para este avanço”, informa Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America.

O comando e controle das operações da Iveco Latin America e as atividades comerciais e administrativas voltadas para o mercado brasileiro serão transferidas de São Paulo para MG, na Grande Belo Horizonte, onde já se encontra a sede do Grupo Fiat no Brasil. Permanecerá em São Paulo um escritório regional ligado ao departamento comercial e a área de homologações de produtos.

A mudança, marcada para agosto, colocará o time de dirigentes e operacional próximo da fábrica onde são produzidos os veículos e motores da Iveco, localizada na cidade mineira de Sete Lagoas (a 80 km de Belo Horizonte), o que permitirá maior agilidade nas tomadas de decisão para a adequação da produção aos movimentos do mercado e, principalmente, para o desenvolvimento mais rápido de novos produtos. “Temos um cronograma de trabalho intenso nos próximos dois anos e essa proximidade vai incrementar sensivelmente nossa eficácia” diz Garcia.

A Iveco vai se instalar no Edifício Piemonte, em Nova Lima, onde o Grupo Fiat no Brasil mantém sua sede central de operações e concentra suas empresas de serviços centralizados, com as quais a Iveco buscará sinergias em processos e sistemas. Desta forma, a empresa ganhará maior eficiência nas áreas de administração contábil, importação-exportação, IT e serviços financeiros, entre outros.

A reestruturação da operação Iveco no Brasil inclui a simplificação societária da Iveco-Fiat de Sete Lagoas. Criada como uma joint venture 50% Iveco e 50% Fiat Automóveis, ela será incorporada à Fiat, reduzindo a complexidade da estrutura organizativa e dos processos administrativos, permitindo a otimização dos resultados e da utilização dos recursos de todo tipo. O comando da Iveco sobre a operação industrial da unidade mantém-se inalterado.

Fonte:
Jornal da mídia