Itapira: Estudante premiado em concurso na Itália como ajuda do Círculo
09/01/2009
O Engenheiro da computação Luiz Gustavo Zuliani, de Mogi Mirim, enviou nesta semana uma espécie de memorando a seu particular amigo aqui de Itapira, Walter Ricciluca, pormenorizando sua satisfação por ter seu nome incluído entre os vencedores de um importante prêmio internacional na área de pesquisa, o Prêmio Guglielmo Marconi, financiado pelo Lions Clube e Leo Clubes das cidades de Livorno e Pisa, com patrocínio da Universidade de Pisa.
Trata-se de um estímulo a jovens pesquisadores italianos e estrangeiros que mantém projetos de pesquisa na área de telecomunicações e, não por acaso, leva o nome de Guglielmo Marconi, o gênio italiano inventor do telégrafo, homenageado também pela divulgação das obras de restauração levadas a cabo pelo governo italiano da Estação Rádio Telegráfica de Coltano, onde, em 1910, Marconi estabeleceu o primeiro canal de comunicação que se tem notícia, sem fio, com o Canadá-feito sem precedentes na época.
De tão tradicional, o prêmio passou a ser chancelado pessoalmente, a partir de 2006, pelo próprio presidente da Itália, posto atualmente ocupado por Giorgio Napolitano.
E o que tem Walter Ricciluca com esta história?
Segundo ele próprio explicou, Zuliani é membro do Círcolo de Itapira e recorreu à entidade local para conseguir fazer sua inscrição. “ Empenhamo-nos de uma tal maneira neste projeto que nos consumiu muitas horas de contatos com autoridades consulares e diplomáticas do Brasil e da Itália para viabilizar a participação de nosso colega e, graças a DEUS, a recompensa não poderia ter sido maior”, disse Valter, em referência à seleção do trabalho de Zuliani, que elaborou um projeto de implementação de um plano de controle de redes ópticas transparentes.
Além dele, três outros trabalhos foram selecionados. Zuliani foi agraciado com uma soma de 1.500 Euros (em torno de R$ 3.800,00), uma placa comemorativa e uma medalha com a chancela oficial da presidência da República Italiana, e o principal: uma bolsa de estudos remunerada de dois anos na Universidade de Pisa, uma das mais antigas e tradicionais do mundo ocidental.
Zuliani tem 30 anos, é natural de Mogi Mirim, formado em Engenharia da computação pela Universidade Federal de São Carlos e tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e sócio do Círcolo Ítalo-Braziliano de Itapira.