Italiana Isagro amplia aposta no Brasil
09/01/2009
A expansão da ferrugem asiática da soja no Brasil, Argentina e EUA acelerou os projetos da empresa italiana de defensivos Isagro de investir nas Américas. O grupo, que atua no Brasil desde 1999 por meio das distribuidoras Hokko e Sipcam, criou no fim de 2004 subsidiárias integrais no país e nos EUA para fortalecer sua posição.
No caso brasileiro, a meta é ganhar espaço com a venda direta. Hoje, os carros-chefes no país são três fungicidas para combater a ferrugem e outras doenças da soja. Em 2004, as vendas da Isagro no Brasil totalizaram US$ 41 milhões, ante US$ 9,7 milhões em 2003.
A empresa acredita que sua participação no ramo de fungicidas para soja pode dobrar na safra 2004/05, de 6% para 12%. “Os investimentos no país serão definidos a partir do desempenho obtido nesta safra”, disse Marcos Scarellis, diretor da Isagro no Brasil e América Latina. A empresa mantém em sigilo seu projeto de investimentos.
“Estamos interessados em expandir a participação, principalmente na área de produtos para a soja. O objetivo é crescer não apenas no Brasil, mas também nas Américas, com venda direta e o aumento do número de parceiros”, afirmou Giorgio Basile, presidente mundial da Isagro. Ele disse que, no Brasil, espera dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente o registro para comercializar defensivos para soja, arroz, laranja, café, hortaliças e banana.
O grupo também pretende trazer ao país seis produtos a serem lançados nos próximos cinco anos, para as culturas de café, laranja, arroz, vegetais, cana e soja. A empresa não descarta a instalação de uma fábrica no país no longo prazo. Para este ano, a empresa pretende construir unidades na Itália, Índia e nos Estados Unidos.
Em 2004, a empresa estima ter elevado o lucro líquido global de 5,8 milhões de euros para 10,6 milhões de euros. O faturamento mundial com vendas cresceu 19%, passando de 153 milhões de euros para 182 milhões de euros. A dívida líquida no período baixou de 69 milhões de euros para 53 milhões de euros. O grupo, criado em 1993, investe de 10% a 12% do seu faturamento por ano em pesquisas. A Isagro atua em 75 países e é a sétima no mercado global de defensivos, com participação mundial de 0,6% a 0,7%.
Valor Online
23/2/2005