IPI maior não afeta 18 marcas
01/02/2012
O governo divulgou ontem, 31, no Diário Oficial da União, a lista com as montadoras que estarão isentas do aumento do IPI em 30 pontos percentuais. Ao todo são 18 marcas que possuem 65 % ou mais da porcentagem de sua produção feita no Brasil. O benefício é válido dependendo de cada modelo da montadora e vai até dezembro deste ano.
A exigência para redução do imposto é ter 65 % de componentes nacionais durante a produção. Este valor é válido para os modelos fabricados no Brasil, no México, e nos países do Mercosul. As montadoras que fazem parte desta gama que não terá reajuste com aumento do IPI são Agrale, Caoa(Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, MMC, Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e International Indústria Automotiva da América do Sul.
Vale lembrar que os produtos importados de países que não tem acordo comercial com o Brasil vão ter o aumento. Um exemplo o Volkswagen Touareg, que vem da Europa e por isso paga mais imposto. Os produtos da Hyundai feitos na Coreia também tem alíquota aumentada.
A Abeiva, associação dos importadores de veículos, declarou em nota que as montadoras nacionais não precisam de novas barreiras alfandegárias. O lucro do setor automotivo foi o maior do país em 2011, com R$ 5,6 bilhões. José Luiz Gandini, presidente da Associação, reiterou o pedido de revisão do decreto que penaliza os carros importados com alta de 30 pontos percentuais até dezembro de 2012.
Fonte:
Carro Online