Indústria vive melhor momento em três anos

09/01/2009

SÃO PAULO, 30 de outubro de 2007 – A Sondagem Industrial divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que os níveis de produção e emprego da indústria brasileira atingiram o melhor resultado dos últimos três anos. O indicador que mede a produção alcançou 58,2 pontos no terceiro trimestre, acima das marcas de 56,2 pontos obtida ao final do segundo trimestre e de 53,9 pontos de igual período de 2006. Já o dado sobre oferta de trabalho atingiu 53,8 pontos, acima da marca de 52,6 pontos do segundo trimestre.

As grandes empresas continuam sendo as mais otimistas com os negócios relativos aos próximos meses. Tanto que o indicador de expansão da produção atingiu 61,2 pontos, superando as projeções das médias (56,8 pontos) e das pequenas empresas (55,7 pontos).

Já o índice que projeta a expansão do emprego ficou em 54,9 pontos nas grandes empresas, acima das marcas das médias (53,8 pontos) e pequenas empresas (52,3 pontos). “A Sondagem Industrial do terceiro trimestre de 2007 reforça os sinais de expansão da atividade econômica percebidos no segundo trimestre deste ano”, diz o texto do estudo da CNI. Os técnicos da entidade também destacam que o crescimento da atividade espalhou-se por todos os portes de empresas e na maioria dos setores industriais.

A expansão dos negócios reflete também nas projeções com relação ao nível de utilização da capacidade instalada, que cresceu dois pontos percentuais e chegou a 77% no terceiro trimestre. “As pequenas e médias empresas foram as que mais se destacaram nesse sentido, por expandir em três pontos percentuais a utilização da capacidade instalada”, diz a pesquisa da CNI. Mais uma vez, o destaque ficou por conta das grandes empresas, com 81% de utilização, acima das médias (77%) e das pequenas empresas (71%).

A CNI realizou a pesquisa entre 27 de setembro e 18 de outubro com 1.502 empresas.

Fonte:
InvestNews
Gazeta Mercantil