Indústria prevê recuperação das exportações, diz pesquisa

11/08/2009

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aponta uma reversão nas expectativas dos empresários com relação ao faturamento com as exportações. O levatamento, feito com 78 indústrias do Estado, mostra que a previsão é de alta de 7,6% nas receitas com as vendas para o exterior no segundo semestre, em relação aos primeiros seis meses deste ano. Em julho, esta estimativa era de queda de 1,1%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os dados constam no "Indicador Fiesp de Perspectivas de Exportação de Produtos Industrializados". Segundo cálculos do jornal, se as estimativas dos industriais paulistas se confirmarem, as exportações do segundo semestre vão chegar a US$ 42,119 bilhões. Mesmo assim, o valor será 33% ao apurado no mesmo período de 2008, destaca a reportagem.

No ano passado, as vendas ao exterior cresceram 13% no segundo semestre, na comparação com o primeiro, informou a publicação.

A reversão nas projeções para o comércio exterior também foi apurada pela Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em julho, 17% dos 1.115 entrevistados pela pesquisa previam crescimento nas vendas ao exterior no terceiro trimestre – ante apenas 9% que estimavam queda. Segundo o jornal, esta foi a primeira vez, desde setembro de 2008, que o percentual de empresas que estimam alta foi maior do que as que projetam retração.

Fonte:
Terra