Indústria bate recorde na capacidade utilizada

09/01/2009

Brasília, 7 de Outubro de 2004 – A indústria brasileira de transformação bateu, em agosto, recorde de utilização da capacidade instalada, com um índice original de 83,9% de emprego do parque industrial e de 83,3% depois de expurgadas as sazonalidades, de acordo com os números divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os demais indicadores também tiveram alta. Na comparação com agosto de 2003, as vendas reais cresceram 20,17%, as horas trabalhadas aumentaram 10,7%, os salários reais tiveram acréscimo de 9,98% e o nível de pessoal empregado cresceu 5,18%.

O coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, disse esperar novos recordes de utilização da capacidade nos meses de setembro e outubro devido ao tradicional movimento do final do ano.

Castelo Branco descartou a possibilidade de restrição de oferta em 2004. “A utilização da capacidade produtiva intensificou-se e isso sinaliza a necessidade de investimentos, mas isso não compromete, de imediato, a oferta”, assegurou.

Os números são positivos também em comparação com julho.

Gazeta Mercantil
7/10/2004
(Luciana Otoni)