Indústria: 31% pretende investir menos
12/03/2015
São Paulo – Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) feita no primeiro trimestre deste ano mostra queda na intenção de investimentos da indústria brasileira. Quando consultadas sobre a pretensão de realizar investimentos produtivos, 27% responderam que vão investir mais nos 12 meses seguintes do que investiram nos 12 meses anteriores, e 31% que vão investir menos.
Segundo o Ibre-FGV, essa é a primeira vez que o saldo de respostas é negativo, com uma diferença de quatro pontos percentual para as respostas negativas. No quarto trimestre do ano passado, os percentuais foram 30% (as que tinham intenção de investir mais) e 23% (as que queriam investir menos), com salto positivo de sete pontos percentuais.
O levantamento também aponta os fatores que pesaram sobre a decisão de investimentos. Houve piora na expectativa quanto a cinco dos seis motivos pesquisados: ambiente macroeconômico interno, condições de crédito, demanda interna, situação econômica externa e taxa de câmbio. Apenas melhorou percepção quanto à demanda externa.
Fonte:
Agencia de noticias Brasil-Arabe