II São Paulo Exportação
09/01/2009
O comércio internacional tem sido importante atividade alavancadora da economia e consumo internos. As empresas devem estar aptas a competir, em qualidade e preço, com os similares disponíveis no mercado globalizado.
Ao mesmo tempo, as exportações são geradoras de trabalho e renda, meta prioritária do Governo do Estado de São Paulo. A criação do CERICEX – Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior, foi uma das primeiras medidas do Governo Geraldo Alckmin no contexto do esforço exportador.
Neste trabalho estão inseridas, em particular, ações voltadas à inclusão e expansão da presença no comércio internacional no dia-a-dia das micro, pequenas e médias empresas, que recebem o apoio do Programa de APO’s – Arranjos Produtivos Organizados, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.
Os resultados obtidos pelas exportações paulistas são bastante animadores. Nos primeiros sete meses do ano, São Paulo ultrapassou 32% do total brasileiro e cresceu quase 40 % em relação ao mesmo período do ano anterior, bem mais que a média brasileira, de 33,7 %, que, deduzida a contribuição das exportações paulistas, chegaria a um crescimento inferior a 31 %.
Para tratar do assunto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está organizando o II SP ExportAção, que acontece no próximo dia 1º de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes. O tema central é “Novos Caminhos para o Comércio Exterior”.
O “São Paulo ExportAÇÃO” é uma das ferramentas que o Governo do Estado vem usando para aumentar, em volume e em valor agregado, nossas exportações. É preciso discutir o futuro das empresas paulistas em relação ao comércio internacional, criar novos projetos, abrir caminhos que facilitem o acesso ao mercado externo, disponibilizar as ferramentas necessárias para todos os que desejam participar da atividade.
Assim, o seminário foi organizado contando com a presença do governador Geraldo Alckmin e seu secretariado; de Ministros, como Antonio Palocci, Luiz Fernando Furlan, Guido Mantega, Roberto Rodrigues e outras autoridades federais; Senadores, Deputados Federais e Estaduais; Prefeitos, Secretários Municipais e Vereadores; entidades de empresários dos mais diferentes setores.
AMOSTRA DO POUPATEMPO DA EXPORTAÇÃO
Nesta segunda edição do evento os participantes contarão com os serviços de diversos órgãos e entidades diretamente envolvidos com as exportações. A organização de estandes será uma amostra do CELEX – Centro de Logística de Exportações, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados no local, junto ao Centro de Exposições Imigrantes. Lá estarão CAE – Central de Atendimento ao Exportador, serviço do governo do Estado em parceria com a BM&F; IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos; Nossa Caixa; Banco do Brasil; Correios; SEBRAE; AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; ABECE – Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras; ABEPRA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de Regimes Aduaneiros; UBRAFE – União Brasileira dos promotores de Feiras; Câmaras Internacionais, entre outras.
Além disso, participarão com estandes 25 Arranjos Produtivos Organizados do Estado de São Paulo: Cachaça Certificada; Cerâmica Estrutural de Laranjal Paulista e Tatuí; Alimentos de Marília; Móveis de Itatiba; dois núcleos de Café, um de Espírito Santo do Pinhal, outro de Franca; Cerâmica Artística de Porto Ferreira; dois núcleos de Equipamentos Médicos, Odontológicos e Hospitalares, localizados em Campinas e em Ribeirão Preto; Granito; dois núcleos de Revestimentos Cerâmicos; Moda Bebê de Amparo; Moda Infantil de Cerquilho; Bichos de Pelúcia de Tabatinga; Bordados de Ibitinga; Frutas de Jales e região; Hortifruticultura de Itapetininga; Malhas de Socorro; Moda Praia da Baixada Santista; Calçados Femininos de Jaú; Calçados Infantis de Birigüi; Calçados Masculinos de Franca; Folheados de Limeira; e Têxteis de Americana.
GRANDES NOMES DISCUTEM O FUTURO DAS EXPORTAÇÕES PAULISTAS
Pela amanhã, um único painel terá foco no tema principal. À tarde, infraestrutura, logística e potencial dos setores produtivos, principalmente o agronegócio, estarão em debate. Horacio Lafer Piva, presidente da FIESP e do CIESP; Guilherme Afif Domingos, presidente da Federação das Associação Comerciais do Estado, e Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura do Estado, presidirão os painéis.
Entre os expositores, além de João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, autor da iniciativa, estão outros secretários de Estado: Andréa Calabi, de Economia e Planejamento; Antonio Duarte Nogueira Jr., de Agricultura e Abastecimento; Dario Rais Lopes, dos Transportes; e Mauro Arce, de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.
Participarão também dos painéis: Juan Manuel Quirós, presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil; Mário Vilalva, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty; Manoel Félix Cintra Neto, presidente da Bolsa de Mercadorias & Futuros; Alencar Burti, presidente do Conselho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; José Maria Rabelo, diretor de Comércio Exterior do Banco do Brasil; Paulo Protásio, presidente da Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras; Benedicto Fonseca Moreira, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil; Maurício Botelho, presidente da Embraer; Roberto Giannetti da Fonseca; presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior; e José Américo Ribeiro dos Santos – Presidente do Conselho de Administração da Associação CELEX.
Os deputados Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e Júlio Semeghini, membro da Câmara Federal, estarão ao lado de Geraldo Alckmin, respectivamente, na abertura e no encerramento do evento, quando o Governador deverá anunciar novas medidas e programas de incremento às exportações.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Turismo do Estado de São Paulo conta com o apoio do Centro de Exposições Imigrantes, da Alcântara Machado Feiras de Negócios, da Nossa Caixa e da Associação CELEX, entidade sem fins lucrativos instituída para a implantação do Poupatempo da Exportação.
SERVIÇO
A programação do evento está em http://www.ciencia.sp.gov.br/noticias/?ID=133
Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 3272-7371.
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS e também poderão ser feitas na Secretaria do evento, no próprio dia 1º, enquanto houver vagas.
Aos interessados, será expedido certificado de participação, mediante pedido.
Dúvidas devem ser enviadas para o endereço eletrônico seminario@exporta.sp.gov.br
O Centro de Exposições Imigrantes fica no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, próximo à Estação Jabaquara do Metrô.