IBGE:setores ligados à agricultura prejudicaram indústria
09/01/2009
O fraco desempenho dos segmentos industriais fornecedores do setor agrícola foi um dos motivos apontados pelo coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, para explicar por que o setor industrial conseguiu apenas um crescimento “moderado” em 2006.
Os dados de novembro do ano passado, divulgados hoje pelo IBGE, mostraram que a produção da indústria cresceu 3,1% de janeiro a novembro, em ano em que o setor mostrou uma recuperação “discreta”.
Segundo o IBGE, os bens de capital para agricultura acumularam, de janeiro a novembro, queda de 18,7% na produção, ante igual período de 2005. Somente em novembro, a queda da produção desse segmento foi de 7,7%.
Outro segmento da indústria vinculado ao setor agrícola que registrou mau desempenho de janeiro a novembro de 2006 foi o de abate de aves, com queda de 3,6% da produção no período. Em novembro, essa atividade prosseguiu na trajetória de queda e reduziu a produção em 5,2%.
Houve continuidade da queda de produção em novembro também no segmento de rações para animais, com recuo de 3,3% ante novembro do ano anterior. No ano, esse segmento acumula queda de 2,0%.
Também vinculada à agropecuária, a indústria de tratores, máquinas e equipamentos agrícolas amargou mau resultado em novembro, com queda de 8,3% ante igual mês de 2005 e redução de 17,6% no acumulado de janeiro a novembro ante igual período do ano anterior.
O segmento de adubos e fertilizantes reagiu em novembro e mostrou um aumento na produção de 15,0% ante igual mês de 2005. O resultado, que para Sales pode sinalizar uma reação nos investimentos dos produtores agrícolas na próxima safra, não impediu que, no acumulado do ano, esse segmento tenha ficado com uma expansão de apenas 1,8% até novembro.
O resultado não foi ainda pior – de janeiro a outubro o aumento acumulado era de apenas 0,2%, uma estabilidade – por causa do bom resultado de novembro.
Fonte:
A Tarde Online