Horário de verão termina à meia-noite com economia de 5%
09/01/2009
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
O horário de verão chega ao fim à meia-noite deste sábado, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. Com o objetivo de economizar energia, o horário diferenciado vigorou em dez Estados do país e no Distrito Federal a partir de 16 de outubro.
Levantamento preliminar do Ministério de Minas e Energia revelou que o horário de verão atingiu a meta de economizar 5% do consumo de energia. Essa redução equivale ao abastecimento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes durante o horário de pico, que vai das 18h às 22h horas. Com isso, o governo economizou US$ 1,1 bilhão, dinheiro que será destinado a novos investimentos.
Entraram no esquema do horário de verão os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal. O que mais economizou energia foi Mato Grosso do Sul (7,6%), seguido pelo Rio Grande do Sul (6,3%). Por outro lado, a menor redução no consumo foi registrada em Minas Gerais e no Distrito Federal (ambos com 3,4%).
Fonte:
Diario do Grande ABC