GSM é mais dominante no mercado de celulares

09/01/2009

SÃO PAULO – O aumento de 1,777 milhão de unidades no número total de celulares ativos no Brasil em junho se deve, sobretudo, às vendas crescentes dos telefones com tecnologia GSM (Global Standard Mobile), que em janeiro já haviam ultrapassado os aparelhos TDMA (Time Division Multiple Access) na preferência dos usuários, e desde então vêm solidificando sua liderança de mercado.

Utilizado pelas operadoras TIM, Claro, Oi, Telemig Celular, Amazônia Celular e BrT Celular, o sistema GSM agora conta com 43,75% do setor, o equivalente a 33,037 milhões de celulares. Em maio, a tecnologia respondia por 42,42% do total de telefones móveis, somando 31,277 milhões de unidades. E um ano atrás esta parcela era de apenas 23,13%.

O sistema TDMA, por sua vez, viu sua participação cair de 20,700 milhões de usuários, no quinto mês do ano, para 20,318 milhões em junho, ou 26,91% da categoria, fazendo com que a tecnologia se distanciasse até mesmo do segundo lugar do mercado, ocupado há alguns meses pelos aparelhos com CDMA (29,11%), opção de boa parte das operadoras da Vivo.

Sistema em extinção
Tecnologia empregada por algumas operadoras da Claro, TIM e Vivo, a tecnologia TDMA é considerada obsoleta por muitos especialistas no segmento de telefonia móvel, e a tendência é a sua descontinuidade a partir dos próximos anos. Seu declínio, entretanto, se mantém em ritmo lento, devido ao baixo custo da operação.

Em situação oposta, o sistema GSM é visto como a evolução do TDMA, por permitir a troca de dados do usuário entre telefones através do Sim Card, cartão com chip removível de armazenamento de informações, além de possibilitar acesso mais rápido a serviços WAP e internet.

Pré-pagos são maioria
Em junho, os planos pré-pagos também se isolaram ainda mais na liderança do setor, chegando a 61,214 milhões de unidades, ou 81,06% do total de aparelhos celulares em operação no País. Na comparação com maio, nota-se um crescimento de 1,5 milhão de telefones ativos. Diante de mesmo mês de 2004, a expansão alcança 18,49 milhões de aparelhos.

Já os planos pós-pagos ficaram com 18,94% do total de celulares em junho, somando 14,302 milhões de unidades. Um mês antes, esta modalidade estava com 19,03% do mercado. A queda na participação se deve a um avanço menos intenso dos pós-pagos, que aumentaram em apenas 273 mil novos acessos.

Todas as informações fazem parte de relatório mensal da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Fonte:
Info Money Pessoal
Eduardo Barros
19/7/2005