Grupo italiano investirá US$ 800 milhões em Pernambuco

09/01/2009

RECIFE, 20 (ANSA) – A empresa italiana Mossi & Ghisolfi (M&G) investirá US$ 800 milhões na construção do Pólo Poliéster, em Pernambuco, com parceria da Petrobrás, que financiará 49% do projeto.

O protocolo de intenções sobre a construção do pólo no complexo portuário de Suape será assinado no dia 22 de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes italianos, da Petrobrás e do governo pernambucano.

A parceria foi anunciada hoje pelo ministro da Saúde brasileiro, Humberto Costa, que intermediou as negociações. “Trabalhamos junto ao Ministério da Indústria e Comércio, à Petrobrás e ao BNDES, discutindo alternativas de financiamento do empreendimento, mas o que pesou para que o investimento beneficiasse Pernambuco foi a decisão do presidente Lula principalmente em função da geração de empregos e pela situação geográfica o estado, que facilitará as exportações”, disse o ministro à Agência Brasil.

O Pólo Poliéster será construído em um prazo de dois a três anos e terá uma fábrica de embalagens plásticas para refrigerantes, água mineral e combustível, com capacidade de 450 mil toneladas por ano. Além disso, abrigará outra unidade de produção de matéria-prima para poliéster. Ao todo, as duas unidades empregarão 300 pessoas.

(ANSA)