Greenspan: há 50% de chance de recessão nos EUA
09/01/2009
SÃO PAULO – Continua em 50% ou mais a chance de a economia dos Estados Unidos entrar em recessão, reforçou o ex-presidente do Federal Reserve (Fed) Alan Greenspan, em entrevista ao jornal alemão Die Zeit reproduzida em sua página eletrônica.
“Enquanto acredito que as chances de uma recessão são de 50% ou mais, existe pouca evidência ainda de nos dirigimos para uma recessão”, salientou, em referência ao curso da economia americana.
“Recessões são caracterizadas por descontinuidades, em geral marcadas por mudanças bruscas no nível de emprego e de produção. Com exceção de alguns poucos eventos nas últimas três semanas, não existem indicadores suficientes para dizer que o regime realmente mudou. Eu acredito que provavelmente vai (mudar), mas as evidências mostram que a mudança ainda não ocorreu”, afirmou,
Na avaliação dele, mesmo com a política fiscal e monetária corretas, incluindo o pacote de estímulo econômico proposto pelo presidente George W. Bush, existe a possibilidade de os Estados Unidos terem recessão.
Se isso ocorrer, Greenspan acredita como improvável que gere uma recessão global, mas ele espera uma suavização marcada da taxa de crescimento econômico mundial.
Os comentários foram conhecidos no mesmo dia que o governo americano mostrou um crescimento a uma taxa anual de 0,6% no quarto trimestre de 2007, metade daquela prevista por muitos economistas.
Nesta tarde também será apresentada a decisão do Fed sobre a taxa de juro dos Estados Unidos, hoje em 3,5% após a redução de 0,75 ponto percentual comunicada na semana passada em caráter de emergência.
Fonte:
Juliana Cardoso
Valor Online