Governo prepara novo leilão de energia
09/01/2009
A ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff anunciou em cerimônia no Palácio do Planalto que o governo está preparando para 2004 um novo leilão para concessão de construção e operação de 3.800 quilômetros de linhas de transmissão de energia. Segundo a ministra, as linhas serão licitadas em 14 lotes e representarão investimentos de R$ 3 bilhões. O leilão deverá ser aprovado em março no Conselho Nacional de Desestatização (CND).
Durante a solenidade, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinados os contratos de concessão para a construção das linhas de transmissão leiloadas pelo governo em 2003. No total, os contratos prevêem a construção e a operação de 11 linhas, com investimentos de R$ 1,4 bilhão.
De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Mário Abdo, as novas linhas de transmissão trarão mais confiabilidade e garantia de abastecimento ao sistema elétrico brasileiro. “Essas linhas representam um reforço importante”, afirmou Abdo.
Participaram do leilão de 2003 um total de 22 empresas do Brasil, da Espanha e da Itália. Com a disputa pelas linhas, houve deságio de 36% no preço estabelecido para a tarifa de transmissão. Segundo Abdo, no próximo leilão de linhas de transmissão, que deverá ocorrer no segundo semestre, a Aneel espera que haja igual interesse dos investidores públicos e privados.
Investe Brasil -Fonte-: (Correio do Povo/IB – 19.2.2004)