GM Brasil exporta TI para coligadas da multinacional

09/01/2009

São Caetano do Sul (SP), 11 de Agosto de 2005 – A General Motors do Brasil (GMB) é referência para outras subsidiárias da matriz americana não somente em engenharia mas também em Tecnologia da Informação (TI).

Depois de inovar em 2000 com o lançamento do Celta – primeiro carro da montadora a ser vendido pela internet -, o mais recente exemplo de exportação de um modelo doméstico de TI é o de uso da tecnologia de voz sobre protocolo de internet, ou VoIP (do inglês Voice over Internet Protocol).

Desde terça-feira, a unidade de Rosário, na Argentina, se comunica com o Brasil por VoIP, informa o diretor de TI da GM no Mercosul, Mauro Pinto. Segundo ele, foram instalados de 600 a 800 novos ramais com VoIP na fábrica argentina.

No Brasil, primeiro grande projeto de VoIP da companhia, existem cerca de 6 mil ramais em operação desde o ano passado. A migração para VoIP foi desenvolvida pela alemã Siemens, que fez a integração com a infra-estrutura e é responsável pelo gerenciamento e operação da rede. Outro novo projeto de TI da GMB que também passa a ser exportado é o de rastreamento de peças na linha de montagem com leitoras de código de barras sem fio, para maior controle do estoque.

Fonte:
Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1
Rosana Hessel
11/8/2005