Franquias que mais crescem são redes de moda e calçados
09/01/2009
As franquias que apresentaram melhor desempenho no último ano no Brasil foram acessórios de moda e calçados. As redes destes setores cresceram 46% em faturamento e 22% em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As roupas vêm em seguida, com aumento de 32% no faturamento. Outros setores que se destacaram foram informática (25%) e esportes e beleza (20%). O setor de alimentação, o mais tradicional entre as franquias brasileiras, teve aumento no faturamento de 16% em 2005.
“Esses setores devem se manter em alta ao longo de 2006, mas talvez não com tanta força”, diz Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF. “Há dois motivos para este resultado: o setor de alimentação já está muito pulverizado e, com o aumento da renda do brasileiro, ele voltou a consumir itens que havia abandonado anteriormente, de moda e beleza.”
Como opção de investimento, Camargo diz que não existe uma marca ou algum ramo que seja garantia de sucesso. “Como num negócio independente, depende do planejamento, da busca pelo melhor ponto e do produto mais adequado ao público que se espera atingir.”
O empresário Charles Ueda já havia trabalhado com uma franquia de restaurantes antes de se tornar um franqueado de bijuterias, em 2002. “Eu não conhecia muito de bijuterias, porém conhecia o franqueador e gostava do sistema. Além disso, via que este era um mercado que tinha grandes possibilidades de expansão”, conta. “Tive apoio de minha esposa, fui muito realista e imaginei que o negócio daria retorno em três anos. Mas em um ano e meio já tínhamos ótimos resultados.”
Ueda fala que este entrosamento entre franqueador e franqueado é muito importante, tanto quanto a escolha do ponto ou da equipe. “Hoje muitos executivos sentem vontade de investir em um negócio próprio. Também há pessoas que querem um negócio mas buscam a segurança de uma marca forte. Se elas pesquisarem, podem fazer ótimos negócios.”
Existem 971 marcas sendo franqueadas no Brasil (das quais 90% são nacionais). Em 2005, movimentaram R$ 35,8 bilhões. O setor de franquias como um todo deve crescer 12% este ano, ante 13% no ano passado. “Este pequeno freio está relacionado ao resultado geral da economia este ano”, explica Camargo, da ABF. Para este ano, ele estima que o setor de tecnologia deve se destacar. “Há um grande movimento de evolução tecnológica, e empresas desses setores podem se beneficiar.”
Auto-avaliação
A consultora jurídica Melitha Novoa Prado diz que o primeiro passo para se tornar um franqueado é fazer uma auto-avaliação. “Primeiro a pessoa tem de avaliar seus talentos natos e estudar o funcionamento das franquia: seleção, capital de giro, royalties. Em seguida, ela avalia se seu perfil se encaixa com o de um franqueado.” Ela explica: “Algumas pessoas possuem o dinheiro, o tempo, mas não têm o perfil. É preciso seguir padrões e regras preestabelecidas, e não gerir o negócio como se acha mais adequado.”
Para ela, mais importante do que escolher uma marca considerada forte é escolher uma pela afinidade com os franqueadores. “Os problemas de relacionamento são mais comuns do que os financeiros. Gostar do produto não significa gostar de vendê-lo.” O outro motivo para se escolher bem é o bolso: os investimentos em uma franquia no Brasil variam de R$ 15 mil até R$ 1 milhão. “E, além do investimento inicial, é necessário capital de giro”, alerta a consultora. “Se bem planejada, vejo muitas vantagens na franquia. Se não, não há garantia de sucesso.” As informações são de O Estado de S.Paulo.
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