FMI reduz previsão de crescimento econômico mundial de 2008

09/01/2009

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa sua previsão de crescimento para a economia mundial este ano, de 4,1% para 3,7%, evocando a pior crise financeira nos Estados Unidos desde os anos 30.

A nova previsão consta em um documento de preparação das novas perspectivas da instituição, citado nesta quarta-feira pela agência Bloomberg e pelo diário alemão Financial Times Deutschland.

A nova previsão do FMI deverá ser apresentada em 12 ou 13 de abril.

A previsão anterior datava de janeiro, mas, desde então, a situação piorou nos mercados financeiros, resultado da crise iniciada no ano passado com o colapso do mercado imobiliário norte-americano.

“A expansão global está perdendo fôlego face ao que se transformou na maior crise financeira nos Estados Unidos desde a Grande Depressão”, afirma o documento.

“O choque financeiro que teve origem no mercado do crédito imobiliário de risco nos Estados Unidos, em agosto de 2007, estendeu-se rapidamente e por vias não esperadas, causando danos extensos nos mercados e nas instituições, no coração do sistema financeiro”, explica o FMI.

O Fundo Monetário Internacional considera que há 25% de possibilidade de um crescimento global de até 3% em 2008 e 2009 – ritmo que a entidade descreve como o equivalente a uma recessão global.

O FMI reduz a previsão de crescimento dos Estados Unidos para 0,5% este ano, contra 1,5% na previsão de janeiro, prevendo una ligeira aceleração para 0,6% em 2009.

A zona do euro, formada pelos países que adotam a moeda única européia, crescerá 1,3% em 2008, indica o documento, contra 1,6% esperado em janeiro.

Fonte:
Lusa