Financiamento de veículos cresce 9% no quadrimestre
09/01/2009
A carteira de financiamentos de veículos apresentou um crescimento de 9% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação ao final de 2005, para R$ 55,3 bilhões. Este acréscimo foi estimulado pelos R$ 15,6 bilhões liberados pelo Sistema Financeiro Nacional para financiamento de veículos, montante 28,5% superior ao mesmo período do ano passado.
“Esta freqüente elevação no volume de financiamento de veículos, que desde 2003 ultrapassa 20% ao ano, se dá pelos recursos disponibilizados pelos bancos. A concorrência entre estas instituições, o trend de queda das taxas de juros e as promoções também são fatores fundamentais para a procura dos consumidores pelo financiamento”, afirma Luiz Montenegro, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).
O crescimento do número de financiamentos é acompanhado pela indústria, que apresentou uma produção acumulada de cerca de 836 mil automóveis e 454 mil motocicletas nos primeiros quatro meses do ano. Estes números são 5% e 17,3% maiores do que os registrados no mesmo período de 2005, respectivamente.
Já o licenciamento de automóveis cresceu 7,9% (548 mil unidades) e o de motocicletas 28,1% (391 mil unidades), em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. O prazo médio para os financiamentos também aumentou de 15,7 meses para 16,5 meses, com crescimento de 5%. “Esta elevação no prazo médio ocorreu por conta do alongamento dos planos de financiamento, que chegam a atingir até 72 meses”, completa Montenegro.
Fonte:
Investnews
Invertia