Filial da Câmara Ítalo-Brasileira em Curitiba, recebe o Prêmio Destaque 2003 em reconhecimento por sua atuação.

09/01/2009

Dois mil e três foi um ano de realizações para a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria-Curitiba, ano em que também festejou os seus 18 anos de atividades no Paraná.

Carlos Rodolfo Sandrini, presidente da Câmara, com o apoio da diretoria da entidade e da secretária-geral,Cleo Pedro Bon, buscou ampliar a presença da entidade por meio de inúmeras atividades realizadas ao longo do ano, e levou o reconhecimento da Câmara além das fronteiras do Estado…

Pelo primeiro ano em sua história no Paraná, a Câmara contou com o trabalho de um executivo para colaborar com o planejamento e implementação das ações e para ampliar os relacionamentos da entidade. E o profissional para alavancar a Câmara Ítalo-Brasileira não poderia ter sido melhor escolhido: trata-se do paranaense Marcelo Henrique Ribeiro dos Reis, advogado, consultor de marketing, com mestrado em administração de Empresas realizado em Bologna, Itália.

Além de estreitar os laços com diversas lideranças e entidades locais, o bem relacionado executivo incentivou parcerias que estão sendo viabilizadas entre o Estado do Paraná e a Itália. Um dos frutos foi a missão empresarial organizada pela Câmara, em conjunto com a Federação das indústrias do Estado do Paraná ( FIEP ) e o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul -, que contou com o apoio e participação do SEBRAE e do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas ( ISAE/FGV).

Representantes dessas entidades acompanharam, naquela viagem, empresários paranaenses dos setores metal-mecânico,alimentício,de madeira e mobiliário,têxtil e vestuário,para participarem do “Primeiro Seminário de Oportunidades Brasil-Itália, com foco no Paraná e Emilia Romagna”, desdobrado com apresentações, rodadas de negócios e visitas técnicas visando a aproximação das duas regiões.

A região italiana da Emilia Romagna é modelo mundial de sucesso por sua rede de pequenas e médias empresas, com uma produção industrial que a coloca entre as mais ricas da Europa, com aproximadamente 411 mil empresas e uma população de 4 milhões de habitantes. Uma proporção fantástica de uma empresa para cada dez habitantes.

Durante a missão, foi assinado um acordo de cooperação entre a FIEP e a Confindustria Emilia Romagna (a Federação das Indústrias local), visando a promoção de parcerias, novos projetos e joint-ventures com vistas a trazer a tecnologia de ponta da Itália para empresas paranaenses, tendo como objetivo incentivar a produção de produtos com maior valor agregado, beneficiando,assim, a economia de nosso Estado.

O superintendente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, participou da missão e deu início a duas outras importantes parcerias, que já estão resultado em projetos concretos: um acordo assinado com o Politécnico de Milão para a realização de um master em Gestão Estratégica do Design e um mestrado em Internacionalização para pequenas e médias empresas, em parceria com a Universidade de Bologna.

A Câmara Ítalo-Brasileira no Paraná comemorou sua maioridade homenageando o próprio Estado do Paraná, devido ao apoio e incentivo oferecidos na realização dessas parcerias, que visam beneficiar, principalmente, as pequenas e médias empresas paranaenses.

Para ilustrar as oportunidades e as parcerias, a Câmara realizou em novembro um grande evento que contou com a presença de mais de 150 empresas, as quais prestigiaram as apresentações do presidente da Câmara, Carlos Sandrini, do cônsul-geral da Itália, Mario Trampeti, do vice-presidente da FIEP, Roberto Karam, do presidente de honra da Câmara, Celso Gusso, do Executivo da Câmara, Marcelo Ribeiro dos Reis e do superintendente do ISAE/FGV, Norman Arruda Filho.

Após ouvir os testemunhos positivos a respeito das oportunidades, o presidente da FIEP, Rodrigo Rocha Loures, e o coordenador internacional da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Antonio Rapetti, deram depoimento de apoio às parcerias e iniciativas. O vice-governador Orlando Tessuti encerrou o evento com um discurso emocionado, inspirando-se nas palavras do executivo da Câmara, Marcelo Reis, que fez de sua apresentação um shou de conhecimento e emoção, incentivando também a aproximação do Governo do Estado com o Governo da Região da Emilia Romagna.
Esse profissional consegue fundir paixão com pragmática, revelando, em seu estilo e brilhantismo, o despertar de um grande talento.

Pelo conjunto de atividades desenvolvidas pela Câmara Ítalo-Brasileira durante o ano e pelo incentivo e apoio no desenvolvimento dessas importantes parcerias para o Paraná, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria recebe o Prêmio Destaque 2003 do jornal Indústria & Comércio.

Indústria & Comércio de Curitiba