Fiesp realiza I Congresso para micro e pequenas indústrias

09/01/2009

O Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizará, no dia 4 de outubro, o I Congresso da Micro e Pequena Indústria. O evento acontecerá no edifício-sede da Fiesp (Av. Paulista, 1313).

Serão ministradas palestras sobre linhas de financiamentos para micro e pequenas indústrias, dificuldades de acesso ao crédito (burocracia, documentação, restrições), legislação ambiental, mecanismos para acesso as linhas do BNDES, direito trabalhista e os convênios Fiesp, que oferecem taxas e tarifas diferenciadas. A recém-aprovada Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (PLP 123/04), que passou pela Câmara dos Deputados e agora aguarda apreciação do Senado, também está na pauta de discussões.

Na seqüência do Congresso, terá início a Semana Regional, que levará o Seminário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Indústrias para as cidades de Presidente Prudente (05/10), Campinas (06/10), São Carlos (09/10) e Bauru (10/10). Em cada cidade, serão abordados temas similares aos do Congresso, mas com ênfase nas questões pertinentes a cada região.

“Quem está nos subsidiando para a escolha dos temas são os diretores dos Departamentos de Ação Regional”, informa o diretor-adjunto do Dempi, Marco Antonio Reis. “Isso é muito importante, pois nos ajudará a atender as reais necessidades dos empresários”.

Reis destaca a importância da data escolhida para os eventos: “Desde que a Lei 9.841, conhecida como Estatuto da Micro e Pequena Empresa, foi sancionada em 5 de outubro de 1999, o Dempi elegeu o mês de outubro como o período do ano em que mais se realizam eventos para os micro e pequenos industriais”, comenta.

Ele lembra que até o ano passado o Seminário da Micro, Pequena e Média Indústria era realizado durante alguns dias de outubro, somente na cidade de São Paulo. “Com a expansão dessa oportunidade para outros municípios, pretendemos facilitar o acesso dos industriais a essas discussões tão importantes e fortalecer as lideranças locais”, completa.

Fonte:
Silvia Lakatos
Agência Indusnet Fiesp