Fiat anuncia novos investimentos até 2005

09/01/2009

A Fiat já programou seus investimentos no Brasil até pelo menos 2005, especialmente para o lançamento de novos veículos, como o compacto Idea, segundo afirmou o superintendente da montadora italiana para a América Latina, Alberto Ghiglieno. “Estamos prevendo aplicar um volume considerável de investimento em três anos, com o objetivo de desenvolver novos produtos e processos de melhoria na empresa”, afirmou o executivo. “A grande novidade para 2005 será o Idea, modelo que foi apresentado no Motor Show em Frankfurt, em agosto último”, acrescentou. O Idea é uma minivan que competirá com o Classe A, da Mercedes-Benz, com custo 25% menor.

A matriz do grupo italiano passa por um processo de reestruturação, com venda de ativos em outros países, mas Ghiglieno afirmou que as mudanças não afetarão o Brasil, principal mercado da empresa fora da Itália. “Continuamos com nossos investimentos no país, pois acreditamos no Brasil”, disse. A expectativa da montadora, segundo Ghiglieno, é de que 2004 será um ano muito melhor do que 2003 para a indústria automobilística brasileira. Em 2002 a Fiat obteve um faturamento de R$ 2,5 bilhões no Brasil.

Os projetos de investimento da Fiat brasileira foram anunciados durante o lançamento do novo Palio, o modelo mais vendido da marca, que terá versões 1.0, 1.3 bicombustível (álcool e gasolina) e 1.8. Atualmente a família Palio, composta por cinco veículos, registra vendas de 9 mil unidades por mês. Com o lançamento dos novos modelos, Fiat espera que as vendas cresçam para 11 mil unidades mensais. Além disso, a subsidiária brasileira da Fiat espera exportar 100 mil carros até 2005, a maioria da linha Palio. O principal comprador deve ser o México.

Responsável por 4,5% do PIB brasileiro, incluindo o segmento de autopeças, o setor automotivo pode crescer mais do que a média da economia em 2004, segundo Ghiglieno. “Parece que a crise acabou”, disse ele, logo após a divulgação dos resultados das vendas de outubro. Para o executivo, que conta com crescimento das vendas domésticas de até 10% em 2004, o que mais anima para o ano novo é a perspectiva de o governo lançar um programa de juros subsidiados para consumidores que hoje não têm acesso ao carro novo.

(Reuters Investor/Valor Online/IB – 7 e 10.11.2003)