Falências batem recorde do ano em setembro, diz Serasa

07/10/2009

O número de falências decretadas no País atingiu em setembro o maior nível do ano. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, foram 89 falências decretadas no mês, sendo que 96,6% do total foi de micros e pequenas empresas.

No acumulado do ano, já foram 627 falências decretadas, com 92,5% de micros e pequenas empresas. O resultado aponta para alta de 5% em relação a igual período do ano passado, segundo a Serasa.

“O número de falências requeridas, por sua vez, atingiu o montante de 200 solicitações em setembro de 2009, com um recuo de 4,8% ante agosto. Destas, 127 foram feitas por micros e pequenas empresas (63,5% do total)”, completou a Serasa.

Os pedidos de falência recuaram 2,4% frente a setembro do ano passado, mês em que houve o agravamento da crise internacional. Ainda nesta variação, as falências decretadas apresentaram uma pequena queda de 3,3%. No acumulado do ano, houve recuo de 16,2% no volume de falências requeridas.

“Para os técnicos, esse desempenho, além de mostrar o uso desvirtuado das falências requeridas, também evidencia que as empresas em maiores dificuldades financeiras, neste ano, conseguiram minimizar as falências valendo-se da prerrogativa da recuperação judicial”, avaliou a Serasa.

O número de recuperações judiciais solicitadas saltou 12,8% em setembro, frente ao mês de agosto, subindo de 47 para 53 no mês.
De acordo com a Serasa, a tendência para os próximos meses é que falências e recuperações judiciais apresentem volumes menores, por conta da recuperação econômica, principalmente, no último trimestre deste ano.

Fonte:
Último Segundo